#educação financeira
4 maneiras de saber se você gasta além do que devia
setembro 10, 2019

Se você não consegue realizar planos que necessitam de uma programação financeira, é hora de repensar a maneira como você gasta o seu dinheiro, não acha? Para ajudar a entender melhor como você poderia economizar, nada melhor do que começar descobrindo se você gasta mais do que deveria. 

1 – Você trabalha apenas para pagar contas.

Se você está naquele momento em que todo o dinheiro que ganha durante o mês é utilizado para pagar as dívidas, é um sinal de que você não está conseguindo se organizar financeiramente. Se você não consegue guardar uma parcela do que ganha, fica mais difícil realizar os seus planos e conquistar aquilo que tanto deseja.

2 – Você frequentemente paga a taxa do cheque especial.

É comum acontecer um deslize em algum momento com todo mundo. E, nesses casos, utilizar o cheque especial é uma opção. Mas se pagar a taxa desse tipo de empréstimo já faz parte da sua rotina, você provavelmente gasta mais do que deveria. Instale o aplicativo do seu banco no smartphone e programe-se para ficar atento ao seu saldo e evitar que ele fique abaixo do limite.

3 – Você não consegue pagar a fatura do cartão de crédito inteira.

Esse é um problema grave que pode se transformar em uma enorme bola de neve, já que os juros do parcelamento da fatura costumam ser muito altos. A melhor estratégia para poupar e ficar dentro do seu orçamento, nesse caso, seria diminuir a quantidade de cartões de crédito que você utiliza e também baixar o aplicativo do seu cartão no smartphone para acompanhar o seu gasto durante o mês.

4 – Você aproveita todas as promoções.

Comprar algo que você está necessitando em uma promoção pode ser uma boa ideia. Mas se você compra todas as coisas que estão em promoção ao seu redor, mesmo que não esteja precisando dela, está na hora de rever esse comportamento. Muitas vezes, o barato sai caro. Se você não precisa daquele produto, não tem motivo para aproveitar aquela promoção. Tente sempre priorizar suas necessidades antes de realizar alguma compra.

Muitos dos problemas de quem está sempre tentando poupar e não consegue são causados pelas compras por impulso. Tente pensar se você realmente precisa daquilo antes de gastar o seu dinheiro, pois  assim você pode evitar gastos e conseguir poupar para conquistar mais.

À medida que você for conseguindo poupar, o primeiro passo é construir a sua reserva de emergência. Saiba como começar neste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Nenhum comentário registrado.