#Educação Financeira
Nunca foi tão importante investir no seu futuro quanto agora
8 de abril de 2020
Nunca foi tão importante investir no seu futuro quanto agora

Em momentos como esse que estamos passando por causa da pandemia do Coronavírus, algumas pessoas percebem que precisam se planejar para ter um futuro mais tranquilo. Vamos pensar na sua vida financeira também? Uma boa opção para garantir um amanhã mais seguro é começando a investir agora.

Desde de 31 de dezembro de 2019, quando foi descoberto, o novo agente do Coronavírus tem provocado o confinamento de três bilhões de pessoas em todo o planeta e um futuro de incertezas. Mas são em acontecimentos como esses, com mudanças tão significativas, que devemos voltar nossos olhares para o amanhã. E para viver mais e melhor, aproveitando os benefícios de uma vida financeira tranquila, é preciso conhecer bem o mundo dos investimentos. 

Se você está se perguntando como se tornar um investidor, o primeiro passo é organizar todas as suas finanças e traçar um plano para se livrar de possíveis dívidas. Depois disso, chegou a hora de descobrir que tipo de investimento se encaixa melhor ao valor que você deseja investir, quais são as suas necessidades e as suas metas para o futuro. 

“Existem alguns tipos de investimentos que são mais seguros, como a poupança, que já é bastante conhecida do público em geral, seja investidor ou não. Com ela você corre menos riscos e pode acumular um valor suficiente para realizar os seus planos”, avalia Floriano Quintas, Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Recife. 

Mas existem outros tipos de investimento no mercado que podem garantir melhores rendimentos, como o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), que possui renda fixa e é ideal para quem deseja manter os recursos até a data de vencimento. Além disso, é uma opção que oferece flexibilidade para escolher o prazo mais adequado de aplicação e também credita os rendimentos automaticamente na sua conta. Outra vantagem do RDC: a distribuição do resultado financeiro entre os associados aumenta a sua rentabilidade. 

“É importante buscar uma opção que se encaixe nas suas expectativas como investidor. Por isso, é essencial conhecer outros investimentos que também podem ser uma ótima alternativa para você, como os Fundos de Investimento”, pontua Quintas. 

Há diferentes tipos de fundo, como Renda Fixa, Ações e Multimercado, nos quais se pode começar a investir a partir de R$ 100. São opções ideais para quem tem pouco dinheiro para investir, mas gostaria de fazê-lo em aplicações que não têm prazo de vencimento e contam com liquidez diária. Esses fundos reúnem recursos de um conjunto de investidores e todo o retorno deles é distribuído entre os seus membros. “Eles funcionam como um condomínio, onde os aplicadores [cotistas] compartilham dos mesmos direitos e das mesmas obrigações, sem falar que ainda contam com a comodidade de ter um profissional altamente qualificado gerindo os seus investimentos”, exemplifica Floriano Quintas. Os fundos são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), órgãos responsáveis por classificar e fiscalizar as atividades. 

Planos de Previdência Complementar, que oferecem maior flexibilidade e possibilidade de planejamento, também são uma opção que deve ser considerada para garantir anos mais tranquilos no futuro. “A previdência complementar é um tipo de aposentadoria privada que complementa a pública. Com ela, você pode escolher quanto e por quanto tempo quer investir, em qual fundo deseja aplicar, quando vai se aposentar e a forma de receber o benefício. E um dos seus principais benefícios é ser acessível a todos, pois mesmo existindo um valor mínimo a ser investido, ainda é mais em conta do que outros investimentos”, analisa o especialista. 

Se você anda meio perdido com a falta de previsibilidade provocada pela pandemia do Coronavírus, mas ainda assim quer saber mais sobre investimentos para garantir um futuro mais seguro, não deixe de conhecer a Sicredi Recife. Ela faz parte do Sistema Sicredi e foi classificada pela agência Fitch Ratings – de avaliação de risco de crédito – como forte em qualidade em gestão de investimentos. Veja aqui o nosso guia de investimentos, desenvolvido para ajudar você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)