#Recomendações
5 dicas para cooperar com o meio ambiente em tempos de pandemia
4 de junho de 2020
5 dicas para ajudar o meio ambiente em tempos de pandemia

O isolamento social tem o intuito de combater o acelerado contágio da população pelo novo coronavírus. Mas você sabia que essa medida vem sendo benéfica também para cooperar com o meio ambiente? Com a pouca circulação de pessoas e veículos nas ruas e a inatividade de algumas indústrias, a poluição acabou diminuindo e consequentemente reduziu a concentração de gases na camada de ozônio.

 
Como resultado, a qualidade do ar nas cidades melhorou, houve redução de emissões industriais e tudo isso acabou contribuindo para a saúde da fauna e da flora. Na Índia, o Himalaia ficou visível pela primeira vez após 30 anos. Já na Itália, os canais de Veneza estão visivelmente mais limpos desde a paralisação do tráfego de barcos e golfinhos surgiram nadando no porto de Cagliari, capital da ilha da Sardenha. Ou seja, o ecossistema parece estar mais equilibrado com a queda nos níveis de NO² e CO² no planeta.

Enquanto isso, é importante preservarmos o planeta e cuidar para que essa melhora temporária não seja em vão. Com o tempo maior dentro de casa, devemos evitar gerar ainda mais lixo, por exemplo. Portanto, vamos indicar, a seguir, 5 dicas para evitar o consumo exagerado e cultivar a consciência ambiental para preservar a natureza durante e depois da quarentena.


1 – Separe o lixo corretamente


Você sabia que o óleo, assim como as pilhas e baterias não devem ser jogados no lixo comum? Eles são tóxicos e, por isso, devem ser separados para a coleta de lixo recolher. Já o lixo orgânico é ideal a fim de se tornar adubo. Separe o lixo úmido do seco, procure reciclar e faça o descarte responsável. Como resultado, você evita lançar tantos resíduos em vão no planeta.


2 – Reduza o consumo de plástico 


Que tal adotar uma caneca, xícara e canudo reutilizável só para você? Usar um copo plástico apenas uma vez e depois disso jogar fora sobrecarrega o planeta com material plástico que demora séculos para se decompor. Do mesmo modo, reaproveite caixas a fim de guardar objetos e recicle o que for possível.  


3 – Economize água 


Tomar banhos curtos e fechar o registro quando se ensaboa, por exemplo, é um bom primeiro passo para economizar água. Na mesma linha, a máquina de lavar roupas também deve ser pouco usada e com todas as roupas sujas de uma vez para não gastar água em vão. Outra boa ideia é usar temporizadores e fazer a manutenção regular de chuveiros e torneiras, evitando o risco de vazamentos.


4 – Economize energia


Abra as janelas e aproveite a ventilação natural para reduzir o consumo do ar-condicionado ou ventilador. Em segundo lugar, sempre desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando. Da mesma forma, geladeira lotada aumenta o consumo. Por isso, só guarde o necessário. Em relação às lâmpadas, escolha as de LED. Elas são mais econômicas, gastando 75% menos energia e possuem a melhor durabilidade.


5 – Evite o consumo exagerado de papel


O consumo de papel por ano é gigantesco. Imagine só quantas árvores são derrubadas para que até mesmo folhas em branco sejam jogadas fora. Pense nisso e utilize sempre os dois lados da folha. Prefira o papel reciclado, pague suas contas on-line e só imprima o que for realmente urgente. Você ainda consegue resolver seus débitos sem precisar sair de casa, não é ótimo? Ainda bem que na Sicredi Recife você pode solucionar essa questão pelos canais digitais.


Com essas dicas, esperamos que você continue pensando nos impactos socioambientais para praticar essas e outras ações sustentáveis não só hoje, mas sobretudo depois que a pandemia acabar. Cooperar com o meio ambiente é fundamental! As futuras gerações agradecem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)