#Consórcios
Descubra por que o consórcio de carros é ideal para você
10 de agosto de 2020
Descubra por que o consórcio de carros é ideal para você

Muitas pessoas sonham em ter um carro no futuro, mas nem sempre dispõem ou ‘acreditam’ que não dispõem de recursos para realizar esse sonho de uma vez só. Se você faz parte deste grupo e acha que não tem condições de adquirir um veículo, aqui vai uma notícia: o consórcio pode ser uma opção para parar de sonhar e se programar para começar a tornar realidade. Tudo depende das suas necessidades em relação ao seu objetivo e do tempo em que espera alcançá-lo. 


Você já ouviu falar nesse sistema?

O que é?

 

Para quem não está tão familiarizado com o assunto, uma forma mais básica e rápida de explicar do que se trata é dizer que o consórcio nada mais é do que uma compra de bens ou serviços, programada mediante um planejamento financeiro. É como uma poupança que vem da contribuição mensal de um grupo formado por pessoas que têm um objetivo de bem em comum, que é utilizada por seus integrantes para a aquisição do que eles almejam. Este pode ser desde uma moto ou um carro, passando por um eletrodoméstico e uma viagem, até um imóvel, por exemplo. Mas vamos focar no mote desta postagem.

 

Como funciona? 

 

Tudo começa com a pergunta: qual o carro que você deseja? É baseado nisso que será feita uma simulação, junto à administradora financeira, responsável por gerenciar o seu dinheiro para ajudar na sua compra de interesse, para definir o valor da carta de crédito. Este valor é o quanto você precisa para conseguir realizar sua compra, escolhendo a quantidade de parcelas que mais se encaixa no seu orçamento. Essas parcelas são variáveis, pois são calculadas em percentual sobre o valor total do bem em questão. A partir disso, pronto, é só assinar o negócio e arcar com as mensalidades religiosamente.
 

Ao entrar no consórcio, você pode ser contemplado desde o primeiro até o último mês, dependendo de sorteios ou da oferta de um lance vencedor. No caso dos sorteios, você concorre mensalmente e pode conseguir comprar o carro a qualquer momento. Já o lance, por sua vez, ocorre como um leilão: quem oferecer o valor mais alto é contemplado. Esse valor (lance) representa o número de parcelas antecipadas que serão abatidas do saldo devedor, diminuindo o prazo de pagamento e acelerando a aquisição do seu carro.
 

Principais benefícios do consórcio

 

  • Segurança: o planejamento garante a aquisição do seu carro de forma organizada e programada dentro das suas possibilidades.
     
  • Controle: você acompanha todo o andamento da ‘poupança programada’ de uma forma simples e fácil de entender. 

  • Comodidade: a administradora financeira se responsabiliza por gerir seu investimento em prol da conquista do seu bem. 

Ficou nítido que a modalidade do consórcio é perfeita para você que sonha com um automóvel, mas que não conta com capital para quitar e poder adquirir de imediato. Já para quem tem pressa, ela não é tão indicada, visto que às vezes se paga o plano inteiro (por não ser sorteado antes do término do contrato), durante anos, sem sequer usufruir do bem. Para os mais apressados, entra em ação a opção de financiamento, por exemplo, caso não tenha condições de realizar uma compra à vista. Há ainda outros pontos que requerem atenção. O fato das parcelas poderem sofrer ajustes se o veículo escolhido passar por mudança de preço na tabela ou o risco de problemas na liberação da carta de crédito, caso o índice de inadimplência do grupo seja alto.

O seu consórcio

 

Existem consórcios para carros novos ou usados. Há opções que oferecem o melhor custo-benefício com a menor taxa do mercado e tem outras que “dizem” oferecer. Neste ponto, é de extrema importância atentar para a busca de financiadoras de confiança. Desta forma, verifique se a que você está de olho é autorizada pelo Banco Central do Brasil diretamente no site oficial da instituição. Para os associados da Sicredi Recife que desejarem adquirir seu automóvel de forma cooperativada e segura, basta procurar sua agência para informações mais detalhadas. 

Os consórcios podem, sim, ser o caminho mais indicado para você, desde que isso não seja decidido por impulso. A dica é pesquisar com cuidado as opções e analisá-las levando em consideração as suas condições econômicas, seus objetivos e suas expectativas. Também fique de olho nos prazos, termos de contrato e outros elementos relevantes para a sua situação. Observe tudo atentamente antes de tomar qualquer decisão. 

E no que precisar, pode contar sempre com a gente para conquistar mais esse sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Este texto possui 8 comentário(s)
  1. Eduardo Lincolin disse:

    Como posso me associar a Sicredi?
    Quero participar do consórcio?

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Eduardo, tudo bem? Fico feliz com o seu interesse de se juntar a nós! Estamos enviando para o seu e-mail todas as informações necessárias. Qualquer coisa, estou por aqui! Posso ajudar com mais algo? Um abraço, Eduardo!

  2. Orlando disse:

    Consócio e muito bom mas prá quem tem pressa não serve tem que ter paciência ou um outro carro

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Orlando, tudo bem? De fato, como qualquer produto financeiro, ele é indicado para alguns perfis/situações e para outros não é a melhor opção no momento. A nossa preocupação é sempre procurar a melhor solução para cada um de nossos associados! Para aqueles que, como você citou, buscam a aquisição imediata do bem, temos opções de financiamento de veículos, por exemplo! Um abraço, Orlando!

  3. Nome* disse:

    Valdenio Neri velez

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Valdenio! Você gostaria de alguma informação? Posso ajudar em algo? Um abraço!

  4. Oliveira disse:

    Qual a parcela de uma carta de crédito de 50,000

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Oliveira! Estamos enviando para o seu e-mail as opções de parcelamento disponíveis. Você pode checar tudo por lá! Posso te ajudar com mais algo? Um abraço, Oliveira!