#Consórcios
Consórcio de imóveis: sua casa própria mais perto de você
24 de agosto de 2020
Consórcio de imóveis: sua casa própria mais perto de você

O sonho da casa própria é, sem dúvida nenhuma, um dos mais presentes na lista de desejos das pessoas e costuma ocupar até o primeiro lugar no ranking das prioridades da vida de quase todo mundo. Sair do aluguel, investir no que é seu e experimentar a tranquilidade de morar no seu patrimônio realmente são coisas que trazem uma segurança necessária a quem entende essa conquista como uma garantia de futuro. Mas não é uma realidade possível ainda para a grande parte da população, infelizmente. Os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos e por isso a compra de um imóvel à vista, por exemplo, está tão afastada das possibilidades de tanta gente. Você faz parte desse grupo que sonha com isso e acha que não tem como conseguir realizá-lo dentro de um período previsto? Nós temos boas notícias que podem mudar seu pensamento a respeito… 


Já ouviu falar em consórcio de imóveis? 


Há diversos tipos de consórcio e o de imóveis é mais um deles. Recentemente nós falamos sobre o consórcio de carros, lembra? O imobiliário não é muito diferente. Em resumo, também se trata de um sistema de autofinanciamento e funciona como uma poupança programada (diferentemente de um empréstimo). 


Nele, assim como no de automóveis, várias pessoas interessadas em comprar suas casas, mas que não têm condições de fazê-lo à vista ou dentro dos moldes dos financiamentos tradicionais (por causa do valor das parcelas), unem-se num grupo para contribuir mensalmente, formando uma espécie de poupança coletiva (ou compartilhada), que vai possibilitar a compra de, por exemplo, até um imóvel por mês – que contemplará um dos integrantes do grupo em questão e este receberá a sua carta de crédito para a aquisição do imóvel. Estes grupos são geridos por administradoras de consórcios, que, por sua vez, são fiscalizadas pelo Banco Central. Há uma taxa de administração, normalmente mais baixa do que a taxa de juros presente nas outras modalidades, que é incluída nas parcelas. 

Como entrar


Para entrar em um grupo de consorciados, você precisa arcar com a cota predeterminada e as contribuições mensais são definidas pelo valor de crédito, que é proporcional ao valor do imóvel pretendido e ao seu perfil. Depois que entrar, todos os consorciados vão competir em igualdade de condições nos sorteios. Para os mais apressados, há a chance de ofertar lance, assim como no consórcio para veículos também, para antecipar a contemplação e adquirir o imóvel mais rapidamente. Outro detalhe importante é o de que é possível usar o FGTS para complementar a carta de crédito ou mesmo ofertar lances. 


Alguns outros benefícios do consórcio de imóveis

 

  •  – Não há juros. 
  •  – Não precisa dar entrada.
  •  – Burocracia mínima. 
  •  – Liberdade no uso do crédito. 
  •  – Segurança garantida pela fiscalização do Banco Central. 


O consórcio de imóveis não é indicado apenas para a compra de um apartamento ou casa, mas também para quem deseja construir ou mesmo reformar. Para quem não costuma ter uma organização financeira, esse sistema também é indicado, pois nada mais é do que um investimento planejado. 


Por falar em quem não costuma ter uma boa organização financeira, um aviso: pequenos atrasos geram multas no valor da parcela que não foi paga, com juros e a não participação no sorteio do período para quem estiver em falta com a regularidade do pagamento. No caso de atrasos maiores, o consorciado pode até ser excluído do grupo. Se tiver sido contemplado e não tiver usado a carta de crédito, pode perder a contemplação; se já tiver usado, pode até perder o imóvel para que a dívida seja quitada. 


Cuidados


É muito importante tomar alguns cuidados na hora de optar por entrar para um grupo de consórcios. Analisar a empresa que você escolherá como administradora é fundamental. Inclusive observar se o patrimônio dela está separado do patrimônio formado pelo consórcio. Outros pontos que devem ser levados com atenção é a participação nas assembleias gerais e na constante atualização dos dados cadastrais. É necessário também atentar para cada detalhe do contrato de adesão, bem como para o prazo de duração. Essas são coisas imprescindíveis para que você esteja por dentro de todos os direitos e deveres que o documento inclui e, claro, do tempo que você vai levar para adquirir o seu bem. 


Para quem é associado da Sicredi Recife, por exemplo, pode, de forma cooperativada e segura, adquirir casas novas ou usadas, construir e reformar, comprar imóveis na planta, adquirir terrenos e quitar financiamento com planos que vão até 200 meses para pagamento. Basta procurar uma de nossas agências para mais informações sobre o Contrato de Adesão e o Regulamento Geral do Consórcio – Bens Imóveis. 


Vamos juntos realizar seu sonho da casa própria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Este texto possui 20 comentário(s)
  1. Dênis Rodrigues de Lima disse:

    Olá!
    Vocês têm algum consórcio para materiais de construção?

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Dênis, tudo bem? Nós temos o consórcio de serviços, que pode ser usado para reformas e, consequentemente, compra de materiais de construção. Estamos enviando para o seu e-mail os detalhes! Posso ajudar com mais algo, Dênis? Um abraço!

  2. Nome* disse:

    Maria de Lourdes da Silva

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Maria de Lourdes! Você gostaria de alguma informação? Posso ajudar em algo? Um abraço!

  3. Erika disse:

    Gostaria de informações. Obg.

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Erika, tudo bem? Claro! Estamos enviando para o seu e-mail as informações solicitadas. Ficamos felizes com o seu interesse, Erika! Posso ajudar com mais algo? Um abraço!

  4. Marília Sales disse:

    Gostaria de saber mais informações com relação a adesão, valores, entre outros?

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Marília, tudo bem? Claro! Estamos enviando para o seu e-mail as informações solicitadas. Ficamos felizes com o seu interesse, Marília! Posso ajudar com mais algo? Um abraço!

  5. eduardosilvaoliveira@hotmail.com disse:

    Gostaria de mais informações

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Eduardo, tudo bem? Estamos entrando em contato com você via e-mail para te fornecer todas as informações necessárias. Ficamos felizes com o seu interesse, Eduardo! Posso ajudar com mais algo? Um abraço!

  6. Daniel Cabral disse:

    Gostaria de saber como aderir

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Daniel, tudo bem? Estamos entrando em contato com você via e-mail para te fornecer todas as informações necessárias. Ficamos felizes com o seu interesse, Daniel! Posso ajudar com mais algo? Um abraço!

  7. Júlia Graziela da Silva disse:

    Gostaria de obter mais informações.

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Júlia, tudo bem? Estamos entrando em contato com você via e-mail para te fornecer todas as informações necessárias. Ficamos felizes com o seu interesse, Júlia! Posso ajudar com mais algo? Um abraço!

  8. samuelmanuel2015@hotmail.com disse:

    Boa td gostaria de mais informacoes sobre consorcio de caminhao poderia mandar por imail como fazer um consorcio mais adequadro para mim

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Samuel, tudo bem? Claro! Estamos enviando para o seu e-mail toda as informações necessárias, Samuel. Posso ajudar com mais algo? Um abraço!

  9. michele da silva ramos disse:

    como consigo adiquiri consocio

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Michele, tudo bem? Fico feliz com o seu interesse! Estamos enviando para o seu e-mail o passo a passo para a aquisição do consórcio de imóveis. Posso ajudar com mais algo? Um abraço, Michele!

  10. Moisés Correia de Lima disse:

    Gostaria de obter mais informações.

    1. Sicredi Recife disse:

      Olá, Moisés! Claro, estamos à disposição! Para poder te ajudar, me diz se você prefere conversar por telefone ou por e-mail, que vamos entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas! Se quiser adiantar algumas por aqui, fique à vontade também. Um abraço, Moisés!

      Ps: caso prefira por telefone, pode informar por aqui e ficar tranquilo que só nós veremos o seu número.