#Educação Financeira
5 formas de fazer o seu dinheiro crescer
8 de setembro de 2020
5 formas de fazer o seu dinheiro crescer

Ter uma vida mais confortável, garantir um fundo para emergências, poder realizar aquela viagem dos sonhos, comprar algo que você deseja muito, planejar um futuro mais tranquilo… Os motivos para fazer o dinheiro crescer são muitos. Mas, você sabe o que é preciso para alcançar isso? 


Se você acha que não consegue fazer o seu dinheiro render, está na hora de acabar com esse tipo de pensamento! Todas as pessoas conseguem ser investidores, mas, para isso, é preciso entender primeiro o que é educação financeira.


Já mostramos como você pode cuidar melhor do seu dinheiro com algumas atitudes que podem virar hábitos, tirando sua conta do vermelho, para começar a poupar. 


Agora vamos mostrar algumas maneiras que podem ajudar a multiplicar os seus ganhos.


1 – Tenha organização financeira


Manter o planejamento financeiro é algo difícil e se torna ainda pior se ele não for um hábito na sua rotina. E esse é um passo fundamental para quem quer fazer com que sua renda cresça, pois é quando você fica com suas obrigações básicas em dia que é possível pensar no amanhã, sabendo que o valor que sobra poderá ser aplicado para gerar rendimentos futuros. 


Se você é ansioso e não consegue pensar em poupar antes para consumir depois, é importante estabelecer metas, assim você terá pequenas realizações que irão motivar a continuar poupando e investindo, até que se possa realizar algo maior. Crie pequenas metas dentro de uma meta maior para facilitar e diminuir sua ansiedade por conquistar coisas.


2 – Comece a investir


Chegou a hora de investir! Se você quer ver o seu dinheiro crescendo, essa é a melhor forma de fazer isso acontecer. 


Primeiro entenda que todo mundo pode ser um investidor, isso inclui você. O primeiro passo é conhecer bem todas as opções de investimento disponíveis para descobrir qual delas é a que melhor se encaixa no seu perfil, com aquilo que você deseja alcançar e também com o tipo de vida que você leva.


3 – Saiba onde aplicar seu dinheiro


Quanto mais você souber sobre os tipos de investimentos disponíveis, melhor você irá investir de acordo com o seu perfil. É importante investir em algo que você confia e que vai dar os resultados que você espera. 


Se você está começando a investir e está um pouco inseguro, a poupança pode ajudar. Com ela, você tem baixo risco e não precisa de muito capital para iniciar. Com ela, você também pode retirar o valor investido quando quiser. É ideal manter uma reserva que poderá ser utilizada em gastos inesperados ou para quem deseja realizar algum objetivo.


Mas se você está querendo investir para conseguir obter mais rentabilidade sobre o seu capital, existem outros tipos de investimento disponíveis que podem ajudar você a alcançar o que deseja, como o investimento em RDC, que mantém os seus recursos até a data do vencimento, busca sempre os melhores rendimentos e credita o valor investido automaticamente na sua conta.


Independente da opção escolhida, é importante sempre tentar atingir o melhor resultado possível de acordo com o seu perfil de investimento. Procure os índices mais atraentes e que possuem garantia de retorno em longo prazo. Para ser um bom investidor, não basta apenas saber como começar, mas é preciso também sempre acompanhar e estar atento aos lucros para não acabar com resultados abaixo do esperado.


4 – Pense na relação risco/benefício


Como citamos acima, são muitas as possibilidades de investimento e cada uma delas traz os seus próprios riscos e também vantagens. Você deverá pensar bem e analisar todos os prós e contras na hora em que estiver planejando para decidir qual será o investimento escolhido. 


Pesquise todas as opções antes de escolher, pois aquela que você desejaria escolher inicialmente pode não ser interessante para o seu perfil e nem para os seus projetos futuros. Há muitos fatores que impactam na rentabilidade do investimento, sendo importante conhecê-los, além de também saber quais são as características gerais de cada uma das opções.


Alguns questionamentos podem ajudar você na hora da decisão.

  • “Por quanto tempo posso deixar meu dinheiro investido?”
  • “Quando e para qual finalidade usarei esse investimento?”
  • “É preferível correr riscos e ter a possibilidade de ganhar mais ou quero um investimento sem riscos, mas com menor rentabilidade?”.


5 – Foque no seu objetivo


Definir um objetivo ajuda bastante a manter o foco para investir. É um estímulo a mais saber que você poderá ter algo a alcançar se poupar e investir. Além disso, também é preciso que você tenha pensamentos vencedores, pois acreditar que vai conseguir é o primeiro passo para chegar lá. 


Confie no seu potencial e tenha disciplina para se manter focado naquilo que você está se propondo a fazer. O importante é estar comprometido com sua vida financeira. Tenha pessoas de confiança à sua volta, pois elas poderão apoiar quando você sentir que não vai conseguir.


Agora que você conhece um pouco mais sobre esse assunto, qual é o tipo de investimento que  vai escolher para fazer o seu dinheiro render mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)