#Institucional
O que é uma cooperativa de crédito?
17 de setembro de 2020
O que é uma cooperativa de crédito?

Um modelo que nasceu no século XIX e permanece forte 200 anos depois. O cooperativismo nada mais é que a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum, onde todos se ajudam e colaboram uns com os outros. Esse tipo de parceria reúne milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento local de uma região. 



Uma
cooperativa de crédito faz parte desta forma de colaboração e ajuda mútua, criada para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados. Esse tipo de instituição financeira funciona da seguinte forma: um indivíduo se associa e torna-se dono(a) do negócio junto com outros associados. Essa ação incentiva o desenvolvimento econômico e social da região.



Cada membro é importante para construir uma cooperativa de crédito com cuidado e segurança, onde todos decidem juntos como distribuir os lucros e resultados entre eles. Como isso acontece? As cooperativas de crédito utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados.


Você sabia?

 


  1.        1. As cooperativas de crédito também são regularizadas pelo Banco Central. Elas fazem parte de uma lei própria, a 5.764/71, e precisam, assim como os bancos tradicionais, respeitar a Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492). A garantia das cooperativas é o FGCoop – Fundo Garantidor do Cooperativismo. 


  2.       2. Na América Latina, o cooperativismo de crédito teve início em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Hoje, essa cooperativa faz parte do Sicredi com o nome de Sicredi Pioneira RS, provando que estamos nessa jornada no continente desde o início, com solidez e experiência que fazem a diferença. 


  3.         3. Além da participação econômica e uma gestão democrática dos membros, você pode decidir com os demais associados se as sobras (resultado financeiro) serão distribuídas entre vocês ou reinvestidas na própria cooperativa. 



Com todas essas oportunidades, uma cooperativa de crédito ainda oferece diversos serviços, produtos e operações de acordo com o objetivo do(a) associado(a), com total responsabilidade no impacto econômico nacional. Entre movimentações financeiras de todos os níveis de complexidade e com preços mais acessíveis, é possível ser mais do que
cliente em uma instituição, você pode ser dono(a) dela no modelo de uma cooperativa de crédito. Quer saber mais ou pensou em se tornar um(a) associado(a) na Sicredi Recife? Comente com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)