#Institucional
Saiba o que é o PIX e por que irá revolucionar a sua vida (mesmo que você não queira)
22 de setembro de 2020
Saiba o que é o PIX e por que irá revolucionar a sua vida (mesmo que você não queira)

Se você já ficou se perguntando se era melhor fazer um TED, DOC, pagar por boleto ou em espécie, o PIX está vindo para revolucionar sua vida. Mas o que é o PIX?


Resumidademente,
o PIX é um meio de pagamento eletrônico estabelecido pelo Banco Central do Brasil que permitirá transações como transferências e pagamentos, inclusive entre contas, em até dez segundos. Repetindo: em até dez segundos.


Quando?


Ele
estará disponível para a população a partir do mês de novembro de 2020, através das cooperativas financeiras, dos bancos, das fintechs e das empresas de comércio eletrônico, constituindo-se num dos projetos mais importantes do Banco Central, segundo o seu presidente, Roberto Campos Neto.


Quanto?


O PIX vai baratear o custo das transferências, sendo totalmente gratuito, tornando a TED, o DOC e o boleto de cobrança completamente obsoletos, eliminando a necessidade das pessoas portarem cédulas e moedas físicas, podendo ser utilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano (24 x 7 x 365)
. Será uma verdadeira revolução, pois acabará com a restrição de dias, horários e quantias.


O que posso fazer com ele?


O
meio de pagamento facilitará a transferência de dinheiro entre as pessoas, entre as pessoas e estabelecimentos, entre os próprios estabelecimentos, além do pagamento de contas e até o recolhimento de impostos, contribuições e taxas de serviços.


Como?


O PIX exigirá que o recebedor e o pagador tenham algum tipo de conta numa instituição financeira, em nosso caso, na cooperativa, por meio vínculo
chave identificadora PIX, formada pelo e-mail, celular, CPF ou CNPJ.


O
novo método será utilizado por você para pagar uma conta num restaurante; fazer uma doação a um artista que acabou de se apresentar; pagar ou receber uma consulta médica; pagar as compras no supermercado ou na feira livre; ou pagar ou receber o aluguel mensal de um imóvel; aumentando a eficiência e a segurança nas transações, precisando-se ter apenas o smartphone à mão.


A China é o país líder de tecnologia similar, por meio do uso do QR Code, um código em duas dimensões utilizado para fazer transferências. Somente as plataformas AliPay e WeChat reúnem, cada uma, mais de 800 milhões de usuários ativos em suas carteiras digitais. Dessa forma, aquele país já está além da fase dos cartões de plástico, saindo do dinheiro de papel para os pagamentos móveis.


Segurança também é saúde


Por outro lado, vale a pena salientar que ambientes mais seguros, em que não precisamos usar o contato físico para digitar senhas, tornam as transações mais seguras em meio à pandemia,
ajudando a preservar negócios, empresas e empregos.


Viva o PIX. Revolucione-se no PIX.
Contactless pode salvar vidas. Converse com o seu gerente da Sicredi Recife, ele está apto para lhe orientar.


Texto elaborado por
Elias Bispo, consultor financeiro, sócio da AC Brasil, contador, pós-graduado pelo Mackenzie, IBMEC e pela USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)