#Educação Financeira
Investimentos
Investimentos mais rentáveis: quando arriscar mais na hora de investir?
12 de fevereiro de 2021

Todo tipo de investimento tem algum nível de risco envolvido. Mas será que você sabe identificar quando é o momento de buscar investimentos mais rentáveis, mas que possam ter maior risco?

Ao escolher produtos e aplicações para compor a sua carteira de investimentos, é importante considerar três aspectos: liquidez, risco e rentabilidade. O processo exige muita atenção e cautela para tomar as melhores decisões.

Por isso, preparamos este post. Continue a leitura e descubra quando vale a pena tomar mais risco nos seus investimentos.

O que considerar antes de arriscar mais?

Para entender quando é o momento de arriscar mais em busca de investimentos mais rentáveis, você precisa saber como funcionam os investimentos.

O conceito se relaciona aos três fatores buscados nos investimentos:

  • Liquidez: representa a facilidade e rapidez com que o dinheiro investido pode ser resgatado e ficar disponível para uso;
  • Risco: representa o nível de variação em relação à rentabilidade. Ou seja, é a possibilidade do investimento dar um retorno abaixo do esperado ou até mesmo de apresentar perdas conforme oscilações no mercado financeiro;
  • Rentabilidade: representa o retorno que um investimento pode oferecer ao investidor ao longo de um determinado período.

Juntos, são a base que sustenta todos os investimentos — e precisam ser considerados nas suas decisões. No momento de escolher aplicações financeiras, você precisa priorizar alguns pontos e acaba abrindo mão de outros.

Qual é a relação entre risco e retorno?

Para saber se vale ou não a pena se arriscar mais na hora de investir, é preciso também analisar a relação entre risco e retorno. De modo geral, quanto maior a busca por retorno, maiores serão os riscos.

Investir em produtos com maior risco não significa investir de maneira irresponsável. Dentro da estratégia de investimentos, é possível diversificar com produtos que apresentem maior volatilidade diversificando com produtos de menor risco.

Então, deixar parte do seu dinheiro em investimentos mais seguros e outra parte em alternativas mais arriscadas pode ser uma forma de equilibrar o risco e o retorno.

Quando arriscar mais na hora de investir?

Em primeiro lugar, é preciso pensar no seu perfil.

Para o perfil arrojado é necessário saber lidar com a volatilidade do mercado. E entender que, em algum momento, seus investimentos podem estar valendo menos – nem que seja temporariamente.  Mas o que isso quer dizer? Este perfil sabe controlar a ansiedade diante de possíveis prejuízos, entendendo a chance de ganhos no longo prazo.

Outro ponto relevante antes de arriscar mais é avaliar se você já possui uma reserva de emergência. Ela é importante para permitir investimentos de longo prazo ou de maior risco sem comprometer suas finanças.

Investimentos para quem deseja arriscar mais

Conheça 2 opções de investimentos para quem deseja buscar rentabilidades maiores:

1. Fundos de ações

Os fundos de ações são modalidades de investimento de renda variável que focam no mercado de ações. O gestor dos fundos, que administra a carteira, aporta o capital de um grupo de pessoas na bolsa de valores.

Os investidores que compram cotas do fundo, portanto, têm direito a participar dos resultados alcançados pela gestão. Uma vantagem dessa modalidade de investimento é não precisar escolher as ações individualmente, pois a decisão fica a cargo do profissional.

2. Fundos multimercado

Outro exemplo de fundos são os multimercados. Neles, os gestores podem aportar os recursos em diferentes mercados — como ações, renda fixa, moedas, derivativos e entre outros.

Como você pode ver, é um tipo de fundo de investimento que pressupõe uma maior liberdade de gestão. Ele pode ter diferentes perfis de risco, desde mais conservadores até mais arrojados.

Lembre-se também de que, seja qual for sua escolha, as alternativas mais seguras, como a poupança e os depósitos a prazo, deverão sempre ter um espaço na sua carteira.

Quer ampliar ainda mais seus horizontes na hora de investir? Acesse nosso site e conheça as alternativas que oferecemos a você!

 

Fonte: Blog do Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)