#Investimentos
Como a alta da Selic impacta o rendimento da Poupança?
20 de dezembro de 2021

Acompanhamos nos últimos meses o crescente aumento da taxa de juros, oferecendo aos investidores novas oportunidades na aplicação em produtos de renda fixa.

A taxa Selic atualmente se encontra em 9,25% a.a (saímos de uma taxa de 2% a.a ainda em mar/21), com a alteração da taxa anunciada ontem 08/12/2021 pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), teremos mudanças na regra de remuneração da poupança.

A conhecida poupança nova, volta a ter a mesma remuneração da poupança antiga, mas na prática quais serão os impactos para os investidores?

Para esclarecermos essas dúvidas, vamos relembrar a regra da Poupança:

– Selic menor ou igual a 8,5%: rendimento fixo de 70% da taxa Selic + Taxa Referencial

– Selic maior que 8,5%: Poupança rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial

Com a nova taxa acima de 8,5% a.a a poupança passa a remunerar 0,5%a.a + TR para pessoas físicas, utilizando os 9,25% a.a da Selic atual temos uma taxa ao ano de 6,17% a.a.

Antes dessa mudança, quando a Selic estava em 7,75%, a rentabilidade da poupança era de 5,43% ao ano para novas aplicações.

Devido ao aumento na taxa de juros, já devemos ter também a elevação da TR (taxa referencial), ou seja, mais um fator de aumento nos rendimentos finais pagos ao investidor.

Apesar da melhora no rendimento na poupança, a alta da taxa Selic irá aumentar também a rentabilidade de investimentos em renda fixa. 

Além de vermos nos próximos meses um aumento na remuneração do produto com a mudança de regra, não podemos esquecer que a poupança possui um papel social muito importante na vida dos brasileiros, pois é através dos recursos captados que as instituições financeiras fazem o direcionamento para linhas de crédito que financiam o agronegócio e também o crédito imobiliário.

Além disso, investindo na poupança da Sicredi Recife os associados podem receber um percentual de distribuição de resultados compatível com o valor aplicado.

Você quer saber mais? Acesse o Panorama de Investimentos – Dezembro e tenha acesso a um material criado por nossa equipe de especialistas, reconhecida por suas avaliações precisas, em conjunto com análise econômica e asset manegement, apresentando as principais informações do mercado financeiro.

Por Felipe Braga Jorge, Analista de Produtos Financeiros do Banco Cooperativo Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)