#Educação Financeira
Como começar um planejamento financeiro para 2022?
20 de janeiro de 2022

Com a chegada de 2022, iniciamos reconsiderando alguns hábitos para colocar em prática nos próximos 365 dias. Esse é o momento ideal para rever estratégias e definir novos planos.

Se comprar um carro, fazer aquela viagem incrível, ou ainda, adquirir a casa própria faz parte da sua lista de sonhos, o primeiro passo é a organização financeira. Para isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você neste planejamento. Confira:

 1- Comece com a quitação das suas dívidas 

 O acúmulo de dívidas ainda é uma das maiores causas para a dor de cabeça de milhares de brasileiros e, muitas vezes, o obstáculo para a prosperidade. Só no ano de 2021, o Brasil foi recordista no que diz respeito a dívidas. Em uma pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor feita pelo CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) 74,6% das famílias brasileiras estão em situação de dívida.

Aproveite este início de ano, momento ideal para boas negociações, para quitar as dívidas com vantagens sobre juros e multas. É importante procurar a instituição onde encontra-se a dívida e, caso necessário, algum órgão mediador para que você consiga iniciar 2022 sem pendências financeiras.

2- Entenda sua atual situação financeira

Quando o assunto é dinheiro, é preciso trabalhar com a realidade, e isso diz respeito a entender exatamente em que situação está a sua vida financeira.

Fazer esse diagnóstico é mais simples do que você imagina. Pode ser uma lista no papel ou em uma planilha inserindo as seguintes informações: renda atual, custos fixos e variáveis, aquisições e perdas e demais aspectos financeiros. 

Registre tudo, realizando um levantamento com cautela para que nenhum número passe despercebido. É importante estar preparado para enfrentar a realidade da sua vida financeira, já que isso será o norteador para um novo comportamento com relação ao seu dinheiro.

3- É hora de planejar os próximos passos

É preciso ir além de criar e escrever suas metas e sonhos. Quando falamos em “passos”, estamos enfatizando que é imprescindível pensar em uma coisa de cada vez, mantendo a consciência da sua realidade financeira. 

Os planejamentos precisam ter visões macro e micro de todo o ano. A macro corresponde às grandes metas anuais, semestrais e mensais, orçamentos robustos de gastos e previsões a médio e a longo prazo.

Já na visão micro, trata-se do acompanhamento financeiro diário com resumo e previsões em curto prazo.

 4- Permaneça atento com o passar dos meses 

Para manter sempre em dia a sua saúde financeira, é importante refletir como gasta o seu dinheiro. Se você compromete toda a sua renda mensal ou realiza gastos desnecessários pode adquirir novas dívidas. Comprar por impulso também não faz parte de um bom planejamento. É importante comparar preços e ser um consumidor consciente, que entende a sua necessidade e define um orçamento de gastos. 

5- Busque parcerias

Existem diversos aliados que podem ajudar você na jornada para uma vida financeira mais saudável. Um deles é sua instituição financeira. Procure com seu gerente qual a melhor forma de poupar e investir uma parte do seu dinheiro mensalmente. Além disso, algumas outras soluções financeiras como consórcios ou financiamentos podem ser interessantes para realizar os seus objetivos sem comprometer seu planejamento.

Um bom plano alinhado com uma instituição parceira é o primeiro passo para a sustentabilidade financeira. Na Sicredi Recife, além de ser dono da cooperativa e a possibilidade de receber uma renda extra por meio da participação nos resultados, você conta com diversas soluções para prosperar ainda mais.

Visite uma de nossas agências.

fontes: ¹https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-08/cnc-percentual-de-familias-com-dividas-chega-729

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)