#Uncategorized
A força do empreendedorismo feminino: Desafios e conquistas da mulher empreendedora
7 de março de 2023

O empreendedorismo feminino tem se tornado cada vez mais presente na sociedade. As mulheres estão se destacando como empreendedoras e contribuindo para o crescimento econômico do país.

De acordo com um levantamento da plataforma LinkedIn, publicado no Global Gender Gap Report 2022, a participação feminina no setor cresceu globalmente e aponta um aumento de 41% no Brasil durante a pandemia de Covid-19. Esse é um termômetro importante sobre as mudanças que acontecem em nossa sociedade. Cada dia mais mulheres assumem posições de liderança e autonomia, que antes só eram ocupadas por homens.

Segundo o Sebrae, o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres que empreendem, somando mais de 30 milhões de empresárias brasileiras. Mas, sabemos que ainda existem diversos desafios que precisam ser superados.

Desigualdade salarial, quando se comparado aos homens e jornada dupla entre família e trabalho são alguns problemas comuns enfrentados pelas mulheres no mercado empreendedor. Apesar desses desafios, as mulheres criam negócios de sucesso em diversos setores, como tecnologia, moda, alimentação, educação e saúde.

Além disso, muitas empreendedoras têm se destacado por incorporar em seus negócios uma perspectiva de gênero, colocando em prática a sororidade criando soluções inovadoras que atendem às necessidades específicas das mulheres, gerando impacto positivo na sociedade. Elas, muitas vezes, criam negócios que ajudam a resolver problemas sociais, como a falta de acesso a serviços de saúde e educação, além de contribuir para a geração de empregos e redução das desigualdades econômicas.

Como apoiar a mulher empreendedora?

Para apoiar o empreendedorismo feminino, é importante oferecer às mulheres acesso a recursos financeiros, mentoria, networking e capacitação. É fundamental combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, promovendo a igualdade salarial e o acesso a oportunidades de carreira.

A maior presença das mulheres nos negócios gera melhorias para a sociedade, para a economia e para as empresas. O empreendedorismo feminino desempenha um papel importante para reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres, além de favorecer a diversidade de negócios, graças às perspectivas inovadoras identificadas pelas empreendedoras.

Comitê Mulher

Com objetivo de promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação de mulheres, a Sicredi Recife instituiu o Comitê Mulher.

A iniciativa procura aumentar a representação das mulheres na gestão em todos os níveis da cooperativa, oferecer oportunidades educacionais para ajudar as mulheres no seu crescimento pessoal e profissional e disponibilizar uma rede de network entre as mulheres associadas e as cooperativas.

São diversas ações que ao longo do tempo, contribuem com nossas associadas e todo ecossistema feminino presente na comunidade local. Dessa forma, a Sicredi Recife colabora com uma sociedade mais equalitária e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 5 e 10, da ONU.

Para conhecer mais sobre nossa cooperativa e os projetos que envolvem as mulheres, visite nosso site https://www.sicredi.com.br/coop/recife/desenvolvimento-do-cooperativismo/

Curso Gratuito

Durante os dias 8 a 22 de março, o Sicredi lança o Curso Mulher Empreendedora, on-line e totalmente gratuito na plataforma Sicredi na Comunidade.

A qualificação é indicada para mulheres associadas e não-associadas, que buscam aprimorar as habilidades e competências relativas ao tema, e auxilia na criação e expansão de seus negócios.

Acesse www.sicredi.com.br/nacomunidade para participar do curso.

 

Seja um associado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

Este texto possui 0 comentário(s)